Infografia: o Vinho Rosé

Reconhecidos pela sua leveza e frescura, os vinhos rosé são um tipo de vinho cuja coloração rosada pode variar do rosa-pálido ao salmão ou coral. Apesar de serem associados ao consumo durante o verão, os vinhos rosé podem e devem ser degustados em qualquer época do ano.

Como se Produzem os Vinhos Rosé?

Os rosés são produzidos a partir de uvas tintas através da limitação do tempo de contacto entre o mosto e as películas das uvas. A cor rosada é obtida através dos pigmentos destas películas. O tempo de maceração (isto é, de contacto) determina a intensidade da cor.

Apesar de existirem outros, os dois principais métodos de produção são a prensagem direta (na qual se faz um contacto de somente 1-4 horas entre o mosto e as películas) e o método de sangria (no qual uma parte do vinho é ‘sangrado’ – ou ‘retirado’ – durante a produção usual de um vinho tinto).

Que Perfil Sensorial Exibem os Vinhos Rosé?

Quando têm elevada qualidade, o perfil sensorial dos vinhos rosé é caracterizado por uma combinação equilibrada de atributos visuais, olfativos e gustativos.

Os vinhos rosé podem apresentar aromas frescos e complexos que tipicamente incluem nuances florais, frutas vermelhas (cereja, morango, framboesa) ou frutas cítricas (lima, limão) e notas verdes (salsão, ruibarbo).

No paladar, os vinhos rosé geralmente veiculam acidez média a alta com elevado frescor e vivacidade. O teor alcoólico é usualmente reduzido. Já o corpo é leve a médio, com os sabores a refletirem os aromas percebidos (principalmente a frutas cítricas ou vermelhas).

A textura dos vinhos rosé é geralmente descrita como leve e refrescante, com uma sensação de densidade na boca que varia de acordo com o estilo do vinho.

Que Pratos Combinam Melhor com os Vinhos Rosé?

Os vinhos rosé são conhecidos pela sua versatilidade na harmonização gastronómica. Combinam exemplarmente com carnes brancas grelhadas, peixes brancos e mariscos (incluindo sushi), massas italianas ligeiras ou saladas frescas. Também harmonizam com a culinária asiática em geral. Nas sobremesas, a preferência é dada a gelados ou panacotas de frutos vermelhos.

A harmonização varia com o estilo do vinho rosé. Rosés mais leves e frutados concertam melhor com pratos mais leves, enquanto os mais encorpados podem acompanhar receitas de sabores mais fortes ou complexos.

Como Devem ser Servidos os Vinhos Rosé?

A temperatura de serviço ideal situa-se entre os 8°C e os 10°C. Alguns rosé, como os vinhos da Quinta da Alameda, podem ser servidos até aos 14°C. Os copos devem ser do tipo flute ou tulipa. Saúde!